Osteopatia e Aleitamento Materno

Osteopatia e Aleitamento Materno

25. Abril 2024 Imprimir esta página 10 minutos de tempo de leitura (221 palavras)

Osteopatia e aleitamento materno

 

🤱O aleitamento materno exclusivo é considerado o “padrão ouro” para recém-nascidos, pois fornece ingestão calórica ideal, aumenta a proteção imunológica, reduz o risco de patologias metabólicas a médio e longo prazo, e tem um efeito positivo na relação mãe-filho.

🤯A amamentação requer coordenação entre sucção e deglutição, que são realizadas pelos grupos V, VII, IX, X e XII nervos cranianos que controlam a via motora eferente- língua e músculos orofaciais.

       💁 Porém, não é raro para algumas mulheres interromperem a amamentação já no primeiro mês, e uma das causas pode ser um problema biomecânico levando a incapacidade de sucção e deglutição do recém-nascido.

👉A OMT (terapia manual osteopática), por meio de suas técnicas próprias (manuais), visa normalizar as tensões musculoesqueléticas e neuromeníngeas envolvidas no processo de sucção-deglutição, principalmente em crânio e coluna cervical.

👏O ideal para a indicação da osteopatia é o quanto antes. As evidências apontam antes mesmo do 1° mês de vida. Lembrando também que tanto o bebê quanto sua mãe são beneficiados da atuação osteopática em prol do aleitamento materno.

 

Referências Bibliográficas:

Arcusio et al. Italian Journal of Pediatrics (2024) 50:61

Cornall et al  International Journal of Osteopathic Medicine (2011) 61:66

Sobre o Autor

ana carolina kapp
ana carolina kapp
Ana Carolina Kapp
Topo
Flop